sábado, março 26, 2011

Tudo conta ao pé da letra



"As coisas pequenas, se colocadas juntas,
ficam maiores do que as grandes."
(Henri Barbusse)







Ao ler a mensagem, imediatamente pensei no que podia e devia considerar em perspectiva mais favorável na vida, num claro otimismo de um dia de sol. 
Tornei grandes as coisas pequenas recentes e próximas, garantindo um olhar generoso ao pouco de tudo que ficou simples de mais. E me senti muito bem, observadora do meu próprio caminhar.
Mas logo avancei pelo que comumente é desconsiderado, esquecido, ou até negligenciado; de tão pequeno ou tão corriqueiro. O que incomoda, "enche". Como aquele barulhinho do trânsito na hora de dormir. Ou aquela gotinha, caindo na torneira da cozinha há dias! 

Uma reação defensiva pode acontecer ao esquecermos de considerar os fatos, as evidências, e as providências sim, deixando tudo como estava onde "sempre" esteve,  junto ao "claramente" despercebido. 
Foi quando me lembrei das contas, num cantinho inevitável da casa ou da memória. Mesmo pequenas, elas podiam me surpreender com uma enorme quantia final! Maior do que aquela para a qual me preparei nos meus propósitos de vã economia.
Mas já era perto da hora do almoço quando me veio ao pensamento um prato! Cheio de pequenas porções de tudo que desejo numa mesa. Claro! Isso poderia resultar em altas somas calóricas numa única refeição. Mais do que as obtidas com um bom prato de macarrão, em muitos casos.

É. Felizmente me cabem escolhas de bicho passarinho neste quesito. Tranquilizo-me - Adoro o verde! E ainda me divirto com as demais cores de cada estação, em suas safras.
Nada de novo nisso tudo. Especialmente neste assunto tão presente na midia nacional. 
Mas, como somos ainda muito distraídos, entre o pequeno e o grande, o fácil e o difícil, o essencial e o supérfluo, talvez o óbvio seja realmente aquele velho conhecido do cego que não quer ver. 
Darcy Ribeiro, grande pensador mineiro, escreveu em profusão sobre as tais obviedades. Vale conferí-las em seu texto.
Aqui nada foi tão óbvio para mim.Tudo começou em gotas. Daquela reflexão sobre as pequenas coisas cheguei ao paradoxal, sustentando-me numa metáfora de saída:
Levar todo pensamento ao pé da letra e toda conclusão em conta, pode resultar em ganho substancial, economia, e farta leveza ao final!


... Termino essa minha vida exausto de viver, mas querendo ainda mais vida, mais amor, mais travessuras. A você que fica aí inútil, vivendo essa vida insossa, só digo: - Coragem! mais vale errar se arrebentando do preparar-se para nada. O único clamor da vida é por mais vida bem vivida. Essa é, aqui e agora, a nossa parte. Depois seremos matéria cósmica. Apagados minerais. Para sempre mortos.
(Darcy Ribeiro)

3 comentários: